Creche


A Creche destina-se a crianças entre os 4 meses e os 36 meses, estando dividida em 4 salas – Berçário, Sala de 1 ano A, Sala de 1 ano B e Sala de 2 anos.

O nosso principal objectivo consiste em promover e estimular o desenvolvimento integral da criança, em estreita colaboração com a família, partindo das suas características psicoevolutivas e das suas necessidades básicas.

Entendemos por necessidades básicas não só as relacionadas com a higiene, alimentação e descanso, mas também as necessidades de afecto, carinho, estimulação, de brincar e acima de tudo, de ser tratado com um ser individual que tem os seus próprios sentimentos e ritmos.

Assim sendo, consideramos essencial criar um ambiente afectuoso, acolhedor e seguro, pois só assim a criança se sentirá confiante para explorar e conhecer tudo o que a rodeia.

Estes três primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento futuro da criança e são muitos ricos em aquisições e conquistas. Assim, o nosso papel será o de apoiar e dar ferramentas à criança, adequadas à sua idade, que lhe permita ir superando desafios e simultaneamente lhe estimule o desejo pela exploração do mundo que a rodeia.

Berçário

“Aqui eu vou explorar texturas, sons e cores com todos os meus sentidos. Gosto de sentir as coisas com as mãos e com a boca, e de observar tudo o que se passa à minha volta. Aqui vou rebolar, aprender a sentar, a gatinhar e talvez até andar.”

Neste primeiro ano de vida são inúmeras as aquisições realizadas pela criança: reconhecer o seu nome, rebolar, sentar, palrar, entre outras.

O Berçário pretende ser o primeiro espaço de brincadeira, onde a criança aprenderá a conhecer o seu próprio corpo, a interagir com os seus pares e outros adultos significativos e a explorar tudo o que a rodeia.

Sala de 1 ano A

“Aqui vou brincar, aprender a andar, as primeiras palavras pronunciar e, acima de tudo, explorar. Gosto de me ver ao espelho, de encaixar e desencaixar. Gosto de ouvir histórias e de ouvir alguém cantar.”

A maior aquisição realizada pela criança nesta faixa etária é a aquisição da marcha. Esta competência aliada a outras permitirá à criança descobrir o meio envolvente de uma forma mais eficaz e intencional, sendo agora mais determinada na obtenção de um determinado fim. A sua atitude é a de explorar o seu meio e tudo o que nele existe.

Sala de 1 ano B

“Aqui vou explorar, correr e saltar. Vou começar a falar e os adultos vou querer imitar. Gosto de explorar tudo o que está à minha volta e agora tenho mais energia do que nunca. Estou pronto para conhecer o mundo!”

Depois de adquirida a marcha, podemos agora observar o efeito que o desenvolvimento da linguagem produz na criança. A comunicação com os outros ganha agora uma nova dimensão. Estas e outras competências permitirão à criança o conhecimento de si mesma, dos outros e de seu meio próximo.

Sala 2 anos

“Aqui vou brincar, crescer e aprender. Já sou mais crescido e sei fazer muitas coisas sozinho. Gosto muito de brincar ao “faz de conta” e de dar asas à minha imaginação. Mas há um pequeno problema: estou na idade do “não”!”

Aos 2 anos desenvolve-se a consolidação do controlo dos esfíncteres, o qual, juntamente com o controle motor, permitem um desenvolvimento notório da autonomia da criança.

Outra das aquisições importantes desta faixa etária é o aparecimento da função simbólica, permitindo o desenvolvimento do jogo simbólico. Através dele a criança interpreta outros papéis e desenvolve a sua imaginação.